Meio Ambiente (Brasil)

##plugins.themes.gdThemes.journalSlogan##

QUALIS-CAPES

B1

2021-2024
quadriênio

##plugins.themes.gdThemes.language##

Meio Ambiente (Brasil)

##plugins.themes.gdThemes.general.eIssn##: 2675-3065 | ##plugins.themes.gdThemes.general.issn##: 2675-3065


Resumen

Este estudo teve como objetivo principal avaliar, qualitativa e quantitativamente, os impactos ambientais urbanos de um bairro da cidade do Recife-PE. Por meio do método do check-list. Foi de relevância a abordagem dos impactos ambientais, mostrando que existe muitos impactos negativos, ocasionado por ações antrópicas, que são perceptíveis em várias áreas do bairro da Iputinga situado na zona Norte do Recife-PE. Registra-se que o fator de maior impacto é o descarte inadequado de resíduos sólidos que são rejeitados em canais e no leito de rio, aliado a este fator está o esgoto que é despejado sem tratamento no Rio Capibaribe.

Citas

  • ANDRADE, M. C. Iputinga (bairro, Recife). Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 2015. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 04 abril 2020.
  • MOREIRA, I. V. D. Avaliação de impacto ambiental. Rio de Janeiro, FEEMA, 34 p. 1985.
  • REIS, J. V.; FREIRE-SILVA, J. Valoração ambiental do Parque da Jaqueira, Recife, Pernambuco - Brasil. REVISTA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CIDADES, v. 06, p. 103-119, 2018.
  • SILVA, E. Plantios florestais no Brasil: critérios para avaliação e gestão ambiental. Viçosa, MG: UFV, 39p., 2012.