Mapa conceitual: síntese do ensino-aprendizagem em Botânica aplicada ao Meio ambiente // Concept map: synthesis of teaching-learning in Botany applied to the Environment

Crisitane Pimentel Victório

Resumo


A B S T R A C T

 

A concept map is a visual tool, a graphic summary, that brings together ideas related to a main topic. Using a metaphor, the concept "tree" was created collaboratively with graduate students in the Special Topics in Applied Botany course, offered in 2025. The course was developed to reflect on the importance of plants and botany applied to the environment, especially in light of current challenges. The concept "tree" presents the topics covered in the course in an interactive teacher-student format, both through lectures and seminars chosen and presented by the students, as well as the conclusions discussed on the course's final day. The illustrated botany-related themes address the beauty of landscapes, conservation of green areas, sustainable crops, and the problems of ecosystem suppression, increased air pollution, and climate change.

 

Keywords: Concept map, Botany, Graduate education, Environment.

 

Mapa conceitual: síntese do ensino-aprendizagem em Botânica aplicada ao Meio ambiente

 

R E S U M O

 

O mapa conceitual é uma ferramenta visual, um resumo gráfico, que reúne ideias relacionadas a um tópico principal. Usando uma metáfora, a "árvore" conceitual foi feita de forma colaborativa com os alunos de pós-graduação da disciplina Tópicos Especiais em Botânica Aplicada, oferecida em 2025 a pós-graduação. A disciplina foi desenvolvida na perspectiva de pensar a importância das plantas e da botânica aplicada ao meio ambiente principalmente diante dos desafios dos tempos presentes. A "árvore" conceitual apresenta os temas abordados na disciplina de modo interativo professor-alunos, tanto através das aulas dadas quanto dos seminários escolhidos e apresentados pelos alunos, bem como as conclusões discutidas no dia de finalização da disciplina. Os temas ilustrados e relacionados a botânica abordam a beleza das paisagens, conservação de áreas verdes, cultivos sustentáveis e problemáticas de supressão dos ecossistemas, aumento da poluição atmosférica e alterações climáticas.

 

Palavras-Chaves: Mapa conceitual, Botânica, Ensino pós-graduação, Meio ambiente.


Palavras-chave


Mapa conceitual, Botânica, Ensino pós-graduação, Meio ambiente.

Referências


Ausubel, D. P. (2000). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.

BRASIL. Ministério da Saúde. Uma Só Saúde. (2025). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/u/uma-so-saude Acesso em: 9/8/2025

Bratman, G. N., Anderson, C. B., Berman, M. G., Cochran, B., de Vries, S., Flanders, J., Folke, C., Frumkin, H., Gross, J. J., Hartig, T., Kahn, P. H. Jr., Kuo, M., Lawler, J. J., Levin, P. S., Lindahl, T., Meyer-Lindenberg, A., Mitchell, R., Ouyang, Z., Roe, J., Scarlett, L., Smith, J. R., van den Bosch, M., Wheeler, B. W., White, M. P., Zheng, H., Daily, G. C. (2019). Nature and mental health: an ecosystem service perspective. Science Advances, 5(7), eaax0903.

Ellwanger, J.H.; Ziliotto, M.; Kulmann-Leal, B. & Chies, J.A.B. (2025). Environmental challenges in Southern Brazil: impacts of pollution and extreme weather events on biodiversity and human health. International Journal of Environmental Research and Public Health, 22, 305.

Engels, J.M.M., & Ebert, A.W. (2021). A critical review of the current global ex situ conservation system for plant agrobiodiversity. II. Strengths and weaknesses of the current system and recommendations for its improvement. Plants, 10, 1904.

Egerer, M., & Suda, M. (2023). Designing “Tiny Forests” as a lesson for transdisciplinary urban ecology learning. Urban Ecosystem, 26, 1331–1339.

Gomes, A. P., Dias-Coelho, U. C., Cavalheiro, P. de O., & Siqueira-Batista, R. (2011). O papel dos mapas conceituais na educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, 35(2), 275–282. https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000200018

Júnior, V. C. (2013) A utilização de mapas conceituais como recurso didático para a construção e inter-relação de conceitos. Revista Brasileira de Educação Médica, 37(3), 441-447.

Lenski, S., Mustafa, M., & Großschedl, J. (2024). Concept mapping - increased potential as a retrieval-based task. Memory, 32(7), 901-912.

Moreira, M.A. (2010) Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro Editora. 80p.

Novak, J. D., & Gowin, D. B. (1999). Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.

Novak, J. D. (2010). Learning, creating and using knowledge: concept maps as facilitating tools in schools and corporations. Journal of e-Learning and Knowledge Society, 6(3), 21–30. https://doi.org/10.4324/9780203862001

Novak, J. D., & Cañas, A. J. (2006). The origins of the concept mapping tool and the continuing evolution of the tool. Information Visualization, 5(3), 175–184. https://doi.org/10.1057/palgrave.ivs.9500126

Pereira, V. C., & Soglio, F. K. D. (2020) A conservação das sementes crioulas: uma visão interdisciplinar da agrobiodiversidade. Porto Alegre: UFRGS. 558p.

Pereira, V. H. S., Berbert, L. C., Cardoso, A. M., & Victório, C. P. (2024). Probiotics in Eco-efficient Plant Growing Systems. Current Probiotics, 1, e26666499301073.

Pinto, E. M. H., Oliveira, L. A. R., Freitas, A. A., Martins, J. L. R., & Casto, P. F. S. (2025). Mapas conceituais em cursos superiores da área da saúde: uma ferramenta para aprendizagem significativa. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 10, 225 – 240.

Silva, A. S. L., Carvalho, M. L. S., & Benevides, C. M. J. (2022). Ethnopharmacological studies in 21st century Brazil: a systematic review. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, e48211225956.

Silva, M. G. C. F., & Victório, C. P. (2023). Floristic diversity in agroforestry systems in the state of Rio de Janeiro. Novos Cadernos NAEA, 26(1), 373-392.

Tavares, R. (2007). Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, 12, 72-85.

Wani, Z. A., Ahmad, Z., Asgher, M., Bhat, J. A., Sharma, M., Kumar, A., Sharma, V., Kumar, A., Pant, S., Lukatkin, A. S., & Anjum, N. A. (2023). Phytoremediation of potentially toxic elements: role, status and concerns. Plants, 12, 429.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Crisitane Pimentel Victório

Meio Ambiente (Brasil) | ISSN: 2675-3065

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn